
PROSEN-G
O projeto PROSEN-G foi idealizado com múltiplos propósitos relacionados ao estudo e promoção do envelhecimento saudável. Neste projeto buscamos o seguinte:
Objetivo 1. Oferecer informações extraídas de artigos científicos e mídia de divulgação científica que possam trazer benefícios para um estilo de vida saudável. Isso inclui principalmente os efeitos de atividade física, cognitiva e social feitos de forma regular. Os textos foram elaborados para ser uma leitura leve e agradável, com fácil compreensão por parte do público interessado. Essas informações estão organizadas neste Blog de forma temática, associados a ilustrações representativas das ideias veiculadas. Chamamos a atenção para as matérias mostrando como pessoas com idades avançadas são capazes de manter aptidões física, motora e cognitiva em padrões tão elevados quanto observado em pessoas bem mais jovens.
Objetivo 2. Mensurar variações nas aptidões motora, física e cognitiva em pessoas acima de 50 anos de idade. Nesta parte do projeto buscamos compreender a extensão em que diferentes atividades cotidianas envolvendo movimento, cognição e socialização podem levar a um envelhecimento com boa qualidade de vida e maior longevidade. De particular interesse, temos o propósito de compreender como o engajamento em atividades desafiadoras em idades avançadas, tal como o treinamento esportivo, pode favorecer a manutenção de funções motoras e cognitivas em nível funcional elevado.
Objetivo 3. Testar princípios de associação de treinamento motor e cognitivo para adultos sêniors. Na parte inicial deste projeto, oferecemos treinamento de grupos de pessoas acima de 60 anos de idade, combinando atividades desafiadoras de equilíbrio corporal, cognição e treinamento aeróbio. O ponto original desta proposta está em associar simultaneamente atividades com grande demanda de equilíbrio, tal como apoio em apenas uma das pernas, e atividades com alta demanda cognitiva. As atividades cognitivas simultâneas envolviam contagem das séries de exercícios em múltiplos de n algarismos, alternância da contagem entre números e letras, memorização de sequências de movimentos de coordenação inter-membros, solução de problemas, etc. Na etapa final, combinamos estas atividades com treinamento aeróbio, por meio de corrida nos intervalos entre os exercícios. Os resultados estão sendo analisados, e em breve serão publicados.