Movimente Seu Corpo, Impulsione Seu Cérebro
- Gabriel Atoji Henrique
- 14 de fev.
- 2 min de leitura

Os benefícios físicos do exercício já são amplamente reconhecidos, porém recentemente diversas pesquisas sobre os benefícios cognitivos do exercício têm sido feitas. Buscando melhor entender os mecanismos envolvidos nos benefícios do exercício no cérebro, um grupo de cientistas da Itália fez uma revisão da literatura sobre o assunto.
Alguns dos benefícios observados incluem a melhora na atenção, memória e raciocínio. Isso acontece porque o exercício causa diversas alterações fisiológicas no cérebro, prevenindo problemas psicológicos e retardando o envelhecimento cerebral. Um dos grandes aliados nesse processo é o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (FNDC), uma substância liberada durante o exercício que aumenta a ativação e o volume cerebral, podendo até combater a depressão.
Estudos mostram que, depois de apenas 30 minutos pedalando, pessoas com Alzheimer tiveram maior ativação cerebral. Outros testes revelaram que 20 minutos de atividade já melhoram a memória, os resultados mostraram que os ganhos cognitivos são ainda maiores quando o exercício é feito com intensidade moderada.
O estudo revelou ainda que quem pratica atividade física regularmente apresentou menos risco de quedas, maior conectividade cerebral e menor chances de desenvolver demência. Para colher esses benefícios, o ideal é fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, divididos em sessões de 30 minutos. A dança, por exemplo, é um dos exercícios mais completos para o cérebro, pois inclui movimento, equilíbrio, memória e coordenação.
A caminhada também é uma excelente opção, especialmente em lugares arborizados, que proporcionam um efeito ainda mais positivo. A prática regular de atividades cognitivas, como leitura e jogos de raciocínio, também trazem benefícios para o bom funcionamento do cérebro.
Os resultados deste estudo indicam uma clara relação entre exercício e funcionamento do cérebro: movimentar-se melhora a memória, a atenção e a conexão entre as áreas cerebrais. Os efeitos a longo prazo são ainda mais impressionantes, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas e rejuvenescendo o cérebro. Então, que tal calçar um par de tênis, ligar a sua música favorita e começar a se movimentar? Seu corpo e sua mente vão agradecer!
Essa matéria foi elaborada sobre o artigo "Move your body, boost your brain: the positive impact of physical activity on cognition across all age groups.", publicado por Festa e colaboradores em Biomedicines, 11, 6, 1765, 2023.
Comments