top of page
DALL·E 2025-02-14 17.48_edited.jpg

Os 10.000 passos por dia que podem te fazer viver mais e melhor

  • Foto do escritor: Gabriel  Atoji Henrique
    Gabriel Atoji Henrique
  • 30 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev.

Imagem: NPR
Imagem: NPR

No maior estudo do tipo, realizado no Reino Unido entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2015, 78.500 pessoas tiveram seus passos contados por meio de pulseira digital durante 7 dias. Os participantes foram classificados em duas categorias: aqueles que deram menos de 40 passos por minuto, e aqueles que deram mais de 40 passos por minuto. Anos depois, os pesquisadores cruzaram esses dados com os registros de saúde e de morte dos participantes, e chegaram a resultados conclusivos. Eles descobriram que aqueles que deram mais passos por minuto tiveram menor risco de câncer, menor risco de doenças cardíacas, menos gordura corporal e de quebra ainda tinham melhor qualidade de sono. Esse grupo de pessoas que andavam com passos mais rápidos tiveram um benefício adicional desejado por todos. Isto é, risco reduzido de morte precoce por qualquer causa, levando a um aumento de longevidade.


A conclusão tirada desses resultados é que caminhadas regulares feitas de forma mais vigorosa do que o ritmo de passeio, aquele que exige pouco esforço, podem trazer vários benefícios à nossa saúde. Segundo o cardiologista Alexandre Soeiro, caminhar mais rápido para o trabalho, por exemplo, traz mais benefícios à saúde do que caminhar de forma mais confortável. Uma dica para verificar a intensidade da atividade física, é prestar atenção à sua fala. Se conseguir falar uma frase inteira sem interrupção na respiração, o exercício é leve. Se precisar fazer interrupções da fala, o exercício é moderado. Esta segunda condição corresponde a uma intensidade que pode trazer os benefícios encontrados no estudo inglês.


Portanto, como aplicação prática dos resultados deste estudo, para melhorar sua saúde procure caminhar ao menos 10 mil passos por dia em uma intensidade elevada. Conte quantos passos você faz em um minuto, procurando ultrapassar a marca de 40. Mantenha esse ritmo, buscando aumentá-lo conforme você melhora sua aptidão física. Como recomendação geral, o tempo mínimo indicado de prática de atividades físicas para obter proteção cardiovascular é de pelo menos 150 minutos semanais, com uma parte importante desse tempo dedicada a atividades vigorosas. Note que hoje em dia a maioria dos celulares e relógios digitais possuem a função de contagem de passos e medida de frequência cardíaca, o que facilita o acompanhamento individual da intensidade da sua atividade física.


Esse texto foi baseado na matéria “Dar 10 mil passos por dia pode evitar câncer e doenças cardíacas”, publicada na Folha de São Paulo por Jéssica Santos em 14/09/2022.

Comentários


bottom of page