Teste de Equilíbrio: Uma Ferramenta Simples para Prever o Risco de Quedas
- Gabriel Atoji Henrique
- 14 de fev.
- 2 min de leitura

A capacidade de se equilibrar em uma perna só pode ser um indicador relevante da saúde e do risco de quedas em idosos. Um estudo recente da Universidade de Medicina de Ribeirão Preto acompanhou 153 participantes entre 60 e 89 anos por seis meses, analisando a relação entre o equilíbrio postural e a ocorrência de quedas nesse período.
Os pesquisadores avaliaram o tempo que os voluntários conseguiam permanecer equilibrados em quatro posições diferentes: pés afastados na largura dos ombros, semi-tandem (um pé levemente à frente do outro), tandem (um pé alinhado à frente do outro) e com apoio em apenas uma perna. Além disso, analisaram a variação do centro de pressão, medida usada para avaliar o equilíbrio corporal. Os resultados mostraram que aqueles que apresentaram pior equilíbrio, especialmente nas posições tandem e com apoio em uma perna só, tinham um risco significativamente maior de quedas. A pesquisa também revelou que os idosos que caíram dentro dos seis meses do estudo permaneceram, em média, 10,4 segundos equilibrados em uma perna só, enquanto aqueles que não sofreram quedas mantiveram o equilíbrio corporal por mais de 17 segundos. Além disso, os resultados mostraram que para cada segundo adicional de equilíbrio nessas posições, a probabilidade de queda nos seis meses seguintes diminuiu em 5%.
O equilíbrio é um componente essencial para a mobilidade e independência na terceira idade. Com o avanço da idade, ocorrem mudanças fisiológicas que comprometem a estabilidade postural, tornando-se fundamental adotar estratégias preventivas como o treinamento físico e sensoriomotor.
A inclusão de testes de equilíbrio na rotina de avaliação da saúde pode ser uma ferramenta valiosa para identificar precocemente aqueles com maior risco de quedas e implementar intervenções preventivas. Pequenas práticas diárias, como tentar se manter equilibrado em uma perna só, podem contribuir para um envelhecimento mais seguro, ativo e independente.
Essa matéria foi elaborada sobre o artigo "Standing balance test for fall prediction in older adults: a 6-month longitudinal study", publicado por Abreu e colaboradores em BMC Geriatrics, 24, 1, 947, 2024.
Comments