top of page
DALL·E 2025-02-14 17.48_edited.jpg

O que é melhor para a longevidade, treino vigoroso ou moderado?

  • Foto do escritor: Gabriel  Atoji Henrique
    Gabriel Atoji Henrique
  • 16 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev.

Imagem: leafhome.com
Imagem: leafhome.com

Diversos estudos têm revelado em que medida o exercício físico melhora tanto a qualidade quanto a expectativa de vida. Uma questão relevante sobre este ponto é a seguinte: quais são os efeitos da intensidade do exercício? Será que só realizar atividade física moderada já traz amplos benefícios para a saúde, ou a intensidade dos exercícios importa? Buscando entender se o treinamento vigoroso traz mais benefícios para a saúde do que exercícios de intensidade moderada, um grupo de cientistas americanos acompanhou mais de 400 mil voluntários durante aproximadamente 10 anos, avaliando a relação entre o nível de atividade física autodeclarada e mortalidade. Neste estudo, foi classificada como atividade física moderada aquela com duração de pelo menos dez minutos, produzindo um pouco de suor e um leve aumento da frequência cardíaca (uma caminhada leve, por exemplo). A atividade física vigorosa foi caraterizada como exercícios levando a produzir maior quantidade de suor e aumento acentuado da frequência cardíaca (corrida ou musculação, por exemplo).


Os resultados desse estudo mostraram que as pessoas que praticavam apenas atividades físicas de intensidade moderada tiveram menor taxa de mortalidade do que pessoas sedentárias, aquelas que não estão habituadas a se exercitar. O resultado de destaque revelado neste estudo foi que as pessoas que relataram praticar regularmente atividades físicas vigorosas no seu dia-a-dia apresentaram uma redução ainda maior do risco de morte, com menor taxa de mortalidade por todas as causas. Com este achado, ficou evidenciado que a maior longevidade de pessoas idosas está associada à prática cotidiana de exercícios físicos vigorosos.


Esses resultados nos mostram a importância de manter uma atividade física vigorosa durante toda a fase adulta, sendo particularmente importante em fases avançadas da vida. Vale a observação de que tem sido recomendado por cientistas do exercício que se abandone o sedentarismo, fazendo ao menos 150 minutos de atividade física semanalmente. A partir dos resultados aqui comentados, vemos que é desejável que uma parte significativa deste tempo seja dedicado a atividades vigorosas. Então, nas próximas vezes que você fizer sua caminhada ou for para a academia que tal aumentar um pouco a intensidade do exercício? Você verá que, se feito de forma segura e controlada, trará ainda mais benefícios e qualidade à sua vida, além de aumentar as suas chances de viver por mais anos.


Esta matéria foi escrita sobre o artigo "Association of physical activity intensity with mortality: a national cohort study of 403 681 US adults", publicado por Wang e colaboradores em JAMA Internal Medicine, 181(2),:203-211, 2021.

コメント


bottom of page